top of page

A NOITE ESCURA DA ALMA

A-Noite-Escura-da-Alma- cartaz.jpg

A Noite Escura da Alma é um filme experimental, que aborda o período da ditadura civil e militar ocorrida no estado da Bahia e usa da linguagem do documentário e da performance na construção da história. É um filme escuro, onde a grande maioria das entrevistas foi realizada em noturnas no Forte do Barbalho, maior centro de tortura do estado.  Nomes como Juca Ferreira, Lúcia Murat, Emiliano José, Theodomiro dos Santos, Renato da Silveira, entre outros, nos ajudam a contar esta necessária história.

doc | 93 min | 2016

OBRAS REALIZADAS

FLECHA.jpg

Roteiro e Direção: HENRIQUE DANTAS
Direção de Produção: KARINA PAZ e REINOFY DUARTE
Produção Executiva: HENRIQUE DANTAS
Concepção de Performances: HENRIQUE DANTAS
Direção de Fotografia: MATHEUS ROCHA, BRUNO CÉZAR, PEDRO SEMANOVSCHI, PAULO HERMIDA, ANTOINE D'ARTEMARE, ALEX OLIVEIRA, MARCELO LORDELO e PETRUS PIRES
Direção de Arte: CRISTIANO PITON
Figurino e Maquiagem: ALETHEA YF
Trilha Sonora: LUCAS SANTANA
Som Direto: ANA LUÍZA PENA e MARCELLO BENEDICT
Montagem: HENRIQUE DANTAS e RAFAEL MACCULOH
Edição de Som e Mixagem: DAMIÃO LOPES

"Com este projeto, Henrique Dantas consegue unir duas formas de olhar que nem sempre caminham juntas no documentário histórico: a restituição e a criação artística. Ao mesmo tempo que se desconstrói clichês e imagens preconcebidas sobre a tortura, constrói-se elementos que, na impossibilidade de transmitir a dor exata das vítimas, representam de maneira assombrosa as suas trajetórias."

Bruno Carmelo, AdoroCinema

"O filme faz uma ponta com o presente, ao investigar como a tortura continua hoje, tanto nas delegacias quanto nas comunidade pobres vítimas de um racismo arraigado. As memórias não fogem, não se apagam. Segundo o filme, a ditadura continua e não está camuflada, mas está presente, visível. Cabe-nos superá-la mostrando seu lado inaceitável."

Guilherme Cavalcanti, Revista Janela

"A Noite Escura da Alma é uma expressão cunhada pelo monge São João da Cruz para expressar o momento mais difícil de nossa vidas onde não parece existir saída e nossa fé é questionada. E nada mais propício que isso para traduzir o tema que o documentário trata. Um filme extremamente necessário. Impactante e bem produzido que nos faz viajar por períodos nefastos que a história escondeu."

Amanda Aouad, Cine Pipoca Cult

Hamaca Filmes   2025

  • Vimeo
  • Instagram
  • Ícone do Facebook Preto
bottom of page